Enem 2023: o que pode e o que não pode levar para a prova?

A menos de uma semana do 1º dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), você precisa estar por dentro das regras da prova para não correr o risco de ser eliminado. Pode usar caneta azul? E borracha? Onde deixar a mochila?

Para não levar nenhum susto em 5 e 12 de novembro, datas da avaliação, participe do joguinho abaixo e descubra o que é permitido usar no Enem. Mais abaixo, veja outros detalhes das exigências do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Atenção a alguns detalhes

📃 O Inep recomenda (mas não obriga) que os candidatos levem o cartão de confirmação, documento em que estão dados como local de prova e idioma escolhido (inglês ou espanhol). O papel deve ficar guardado no envelope porta-objetos.

🔫 Armas não são permitidas nem no envelope. Se o candidato apresentar autorização de porte, deverá informar ao chefe da sala de aplicação da prova. Será necessário prestar o exame em um espaço à parte, separado dos demais alunos.

✉️ Os envelopes porta-objetos devem ficar lacrados e identificados durante toda a permanência do candidato na sala de aula.

🍔 Lanches, bebidas não alcoólicas, artigos religiosos (como quipá e véu) e materiais de acessibilidade (máquina de escrever em braile, sorobã, lupa etc.) são permitidos, desde que possam ser vistoriados pelos fiscais.

📣 Se o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico emitir sons mesmo que dentro do envelope, o participante será eliminado do Enem.

📱 Os documentos devem ser originais e com foto. Algumas versões digitais serão aceitas, como e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal --- capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.


Como consultar o local de prova?

👉 Para acessar o cartão de confirmação, em que está escrito o endereço do local de prova, basta entrar na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante) e fazer o login com CPF e senha. Aparecerá uma notificação em destaque para consultar o cartão.



👉 Após consultar o cartão de confirmação, as dicas são:

pesquisar o endereço do seu local de prova;
verificar a distância e o tempo de deslocamento;
e, se possível, simular o percurso antes, considerando que, aos domingos, o trânsito e o transporte público têm fluxos diferentes.

🚨 O portão fecha às 13h, mas a orientação do Inep é chegar às 12h ao local de prova.

🗓️ Datas das provas

5 de novembro

45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
45 questões de ciências humanas;
redação.

12 de novembro

45 questões de matemática;
45 questões de ciências da natureza.

Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):

Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h
Término das provas no 2º dia: 18h30

O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos.
Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários