Rio Grande do Norte ultrapassa 350 profissionais do Mais Médicos em atividade

Quase 80% dos profissionais do Mais Médicos em atividade no Rio Grande do Norte chegaram em 2023 para ampliar o acesso e o atendimento de qualidade na atenção primária à saúde, a porta de entrada do SUS.

Em agenda no estado, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, realizou uma cerimônia de acolhimento de novos profissionais do programa, que agora totaliza 357 médicos em atuação no Rio Grande do Norte. Com a ampliação, a expectativa é oferecer atendimento a mais de 1,2 milhão de potiguares. A solenidade aconteceu na capital Natal, neste sábado (21). Antes, na sexta-feira (20), em Caicó, a ministra inaugurou a nova Policlínica Regional do Seridó e visitou a Escola Multicamp de Ciências Médicas.

O reforço no atendimento à população faz parte da retomada do Mais Médicos pelo governo federal. Logo no início desta gestão, o Ministério da Saúde retomou editais que estavam paralisados pela gestão passada, causando desassistência em regiões de maior vulnerabilidade social. Ao todo, a expectativa é que o Mais Médicos tenha, até o fim de 2023, 15 mil novos médicos em todo país, totalizando 28 mil profissionais. Assim, a iniciativa vai resgatar o acesso à saúde para mais de 96 milhões de brasileiros. A pasta atua pela redução da desigualdade na distribuição desses profissionais no país.

De acordo com Nísia, o Mais Médicos voltou com força e com aprendizado, depois da destruição de políticas públicas do Ministério da Saúde. “O Mais Médicos é um ponto importantíssimo para não permitir que, aqui no Rio Grande do Norte, junto com toda a equipe de Saúde da Família e com toda a assistência, tenhamos aumento de mortalidade infantil”, disse durante o ato de recepção dos novos profissionais.

Postar um comentário

0 Comentários