Os cursos da área das Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foram avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2022. Do total de 16 graduações avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), 81.25% dos cursos atingiram notas 4 ou 5, que são consideradas como conceitos de excelência.
O procurador educacional institucional da UFRN, Fabiano do Espírito Santo Gomes, explicou que o número de cursos do ciclo III (das Ciências Sociais Aplicadas), com conceito 4 ou 5, saltou de 73%, em 2018, para 81%, nesta última avaliação. Outros avanços significativos foram que o curso de Ciências Econômicas passou da nota 2 para 4, chegando à melhor avaliação entre os cursos das regiões Norte e Nordeste do país; Administração (Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA), Ciências Contábeis (Centro de Ensino Superior do Seridó – Ceres) e Ciências Econômicas elevaram o conceito; os cursos de Direito (CCSA) e Psicologia (Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA) obtiveram conceito 5 em todas as edições do Enade; e a graduação em Psicologia (Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi – Facisa) participou pela primeira vez do Exame e já obteve conceito 4.
No Enade, diversos aspectos dos cursos são levados em consideração como componentes gerais e específicos, competências, habilidades, bem como conteúdos para formação de cada área de atuação. Visando à melhoria da qualidade acadêmica, o presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA-UFRN), Alexandre Queiroz, explicou que houve um acompanhamento dos cursos. “A CPA realizou processos de autoavaliação, levantando diagnóstico e propondo ações de superação que subsidiam o Plano de Ação Trienal dos Cursos de Graduação (PATCG)”, o docente esclareceu ainda que o trabalho também está previsto na Política de Melhoria dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da instituição.
Enade
Componente curricular obrigatório, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “Dessa forma, quanto melhor o desempenho dos estudantes, maior será a nota atribuída ao curso superior”, conforme o Portal do Enade-UFRN.
0 Comentários