Lais/UFRN desenvolve testes para detecção simultânea de sífilis e HIV

O duoteste para detecção simultânea de sífilis e HIV, desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), está em fase de apresentação junto ao Ministério da Saúde para incorporação no Sus.

Segundo o diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, a tecnologia está sendo utilizada em fase experimental e pretende ser uma alternativa de menor custo aos atuais testes descartáveis utilizados para detectar a doença. No Rio Grande do Norte, aponta, já foram coletadas amostras de mais de 500 pacientes, sendo todas referentes a Natal. A incorporação dos testes ainda não tem uma data fechada para ocorrer, mas os primeiros locais a serem atendidos serão as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da zona Norte de Natal.

O diretor esclarece que o duoteste usa uma tecnologia diferente da presente nos testes rápidos atuais. Isso porque eles consistem em um equipamento de plástico que, embora efetivos para detectar sífilis e HIV, são caros e descartáveis. Apenas no ano passado, aponta, mais de R$ 480 milhões de reais foram gastos pelo Ministério da Saúde para investir nesses testes. Aliado a isso, por não serem digitais, eles também dificultam o rastreio dos pacientes na rede pública de saúde.

Postar um comentário

0 Comentários